06 janeiro, 2015

Exposições em São Paulo - Ron Mueck e Salvador Dalí

06 janeiro, 2015

A algumas semanas atrás, eu e minha mãe resolvemos ir visitar duas exposições em São Paulo. Eu estava super animada para visitar a do Salvador Dalí, um dos meus artistas preferidos e que mais me impressiona, e minha mãe queria muito ver as esculturas de Ron Mueck. Decidimos tentar ir nas duas exposições no mesmo dia e por um milagre, conseguimos. As duas são sensacionais e ótimos programas para fazer nessas férias. Se você não trabalha ou está de férias do trabalho/faculdade/escola minha dica é visitar durante a semana, por que no sábado a fila para ver a exposição do Ron Mueck estava dando a volta no quarteirão da Pinacoteca!!!! Desistimos de entrar, e pensamos em apenas ver o acervo normal da Pinacoteca, mas por desorganização do evento, acabaram mandando eu e minha mãe para o lugar errado e entramos sem pegar fila nenhuma. 



Ron Mueck (essa cabeçona dormindo é uma auto-escultura) é um escultor australiano hiper realista, sua exposição ja passou por Japão, Austrália, Nova Zelândia, México, Buenos Aires e Rio de Janeiro e fez muito sucesso pelo seu realismo e originalidade. Seus personagens tem gestos tão sutis e expressões tão cheias de vida que fica impossível não imaginar uma história pra cada um.



Esse frango depenado e pendurado de cabeça pra baixo é tão gigantesco que até assusta e impressiona pela riquesa de detalhes. A obra que eu mais gostei foi essa do menino "esfaqueado" olhando com essa expressão incrível para a ferida. Talvez seja por que eu imaginei uma história muito legal pra ele hahaha.



Esse casal de velhinhos também é feito em grande escala, e é a coisa mais fofa do mundo! O jeito que ela olha pra ele deitado em seu colo, a pressão que a mão dele faz ao apoiar na pele dela, é tudo muito lindo e delicado. Mueck utiliza materiais como resina, fibra de vidro, silicone e acrílico para reproduzir fielmente detalhes como as manchas da idade, as veias na pele clara, os pelos... Até tirei uma foto mais aproximada dos pés dele, pra vocês repararem na perfeição que é.

A exposição está em cartaz na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em frente à Estação da Luz, em Janeiro funcionará de Terça à Domingo das 10h as 22h e nas quinstas das 10h as 22h.

Logo que saímos da exposição, em frente à Estação da Luz estava rolando um tipo de encontro ou exposição de carros antigos, barraquinhas que vendiam antiguidades, camisetas, food trucks e até uma banda de rock se apresentando no meio da rua. Esses são alguns motivos do meu imenso amor por São Paulo, são tantas coisas incríveis e diferentes e nunca sabemos o que vamos encontrar por ai num sábado.



Pegamos o metro, descemos na estação Faria Lima e andamos um pouco até o Instituto Tomie Ohtake para ver a exposição das obras de Salvador Dalí, como não tinha fila, compramos o ingresso para a "sessão" das 14h e logo entramos. A exposição é gigantesca e reúne muitas obras conhecidas, estudos, desenhos e revistas da época que comentavam sobre Dali. O cara é simplesmente inacreditável, genial e louco ao mesmo tempo. Entrar na exposição é como entrar num sonho, sonhado por ele. Tudo é lúdico e cheio de subconsciente. As obras são maravilhosas e muito ricas em detalhes e simbolismos. Registrei uma pequena parte das que mais gostei. Vale muito a pena ir visitar também, e se eu pudesse escolher teria tirado um dia pra ver só essa exposição, como eu já tinha ido na Pinacoteca, feito uma horinha na feira de carros antigos e o sol estava insuportável, eu acabei cansando rápido, mas vale a pena ir com tempo e disposição pra analisar bem cada obra desse lindo.












A exposição vai de terça à domingo e são distribuídas senhas para entrar, os horários de visitação são 11h, 14h e 17h, no Instituto Tomie Ohtake  Av. Faria Lima 201, São Paulo.

Espero que vocês se animem para visitar, e quem não mora em São Paulo ou não vai ter a oportunidade de ir ver, conheça um pouquinho pelas fotos, arte é sempre bom né? <3


Um comentário:

  1. Que incrível essa exposição, adoraria ter ido ver! A do frango parece ser grande mesmo, adorei as fotos! Obrigada por compartilhar elas aqui <3

    Twee - www.ameliatwee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Love Triangle Blog © 2014