28 setembro, 2012

Polaroid

28 setembro, 2012
Quem de vocês quando era pequeno nunca foi a uma festa de aniversário onde sempre tinha aquele pai coruja com uma câmera dessas? Eu ficava impressionada como a imagem aparecia do nada naquele fundo preto bem diante dos meus olhos. Lembrando disso, fiz um post contando pra vocês um pouco mais sobre a Polaroid.



Descobri que a tecnologia que produz fotos instantâneas foi inventada por Edwin Land a data exata foi dificil de achar, algumas fontes diziam ter sido em 1937, outras em 1947, e outras ainda dizem que o método foi patenteado em 1929, ele foi o fundador da Polaroid Corporation.



Como funciona?
O filme instantâneo é igual ao utilizado em câmeras convencionais, mas com alguns elementos extras.
A idéia básica do filme comum é capturar padrões de luz usando produtos químicos especiais. A câmera expõe rapidamente o filme à luz presente em um cenário (normalmente por uma pequena fração de segundo), e onde a luz atinge o filme, inicia-se um processo de reação química.
Para transformar isso em uma fotografia, você precisa revelar o filme utilizando mais produtos químicos. Um químico revelador transforma as partículas expostas em prata metálica. O filme é então tratado com três diferentes reveladores de cor contendo fixadores: ciano, magenta e amarelo.
O processo de revelação da câmera de filme instantâneo combina as cores da mesma maneira que um filme de rolo comum, mas os produtos químicos responsáveis pela revelação já estão no próprio filme. Muito prático né?

Fim e Recomeço
Em 2008 a Polaroid anuncionou o fim da produção e distribuição das câmeras e filmes instântaneos, devido a não terem conseguido competir com a entrada das câmeras digitais no mercado.
No mesmo dia em que anunciaram o fim da distribuição de cameras e filmes nasceu o "The Impossible Project". Ex-executivos da empresa e alguns fâs da fotografia instantânea se uniram para inventar um produto que tivesse as mesmas características da Polaroid e competitividade no mercado. A empresa concede ao grupo financiamento para que eles continuem a produção de filmes.


Um ano depois, a Polaroid lançou a Polaroid PoGo que é uma câmera digital que também imprime as fotos (também tem a versão que é só uma impressora portátil). Essa câmera tem a vantagem de permitir escolher o que se quer ou não imprimir, e mesmo depois que a foto é impressa, uma cópia continua guardada na memória da câmera (o que obviamente não dava pra fazer com as polaroids antigas, o que era um grande problema). Essa tecnologia NÃO USA TINTA ! Isso foi o que mais me impressionou, o papel de impressão possue cristais incolores, que são ativados pelo calor e produzem as cores, isso mesmo, fotos reveladas pelo calor ! Achei quase mágico haha

No ano seguinte, a Polaroid anuncia uma parceria com ninguém menos que Lady Gaga (lembram do clipe Telephone onde ela usa uma Polaroid clássica pra tirar uma foto da Beyoncé?)


Lady Gaga, em carne e osso, anunciou três novos aparelhos A linha se chama Grey Label e visa trazer a empresa de volta às origens, depois de anos amargos e uma quase falência. Esses são os três lançamentos da Polaroid com parceria da Lady Gaga !

1. GL10 Instant Mobile Printer



A impressora dispensa o uso de cartuchos, toners, jatos de cera e fitas, o produto é considerado ambientalmente responsável. (utiliza aquela tecnologia ZYNK "Zero Ink" que imprime pelo calor)

2. GL30 Instant Digital Camera

Em poucas palavras, é a nova câmera instantânea da Polaroid. Com visual retrô, ela utiliza a tecnologia ZYNK Zero Ink (imprime pelo calor)
Esse foi o lançamento que eu mais gostei, ele relembra as câmeras antigas da Polaroid, ainda não é tão bonito quanto, mas acho legal eles terem aproveitado o charme e a personalidade da marca.



3. GL20 Camera Glasses


Definitivamente é o lançamento mais inovador, e bem a cara da diva né? Esse óculos possui telas LCD e exibe as fotografias capturadas pelos usuários da câmera. Sendo assim, ao tirar uma fotografia, é possível enviá-la diretamente para as telas do óculos para que outras pessoas possam vê-las.




Eu adoro o ar retro que as câmeras Polaroid possuiam, e de certo modo me lembra minha infância. As minhas preferidas infelizmente não são mais produzidas, e são quase relíquias. Queria muito ter uma, talvez só por ter mesmo, porque além de ser complicado de achar o filme para essa câmera, ele deve sair bem caro! Acho que a empresa deveria reforçar cada vez mais sua personalidade, e não abandonar a fotografia instantânea. E ai, o que vocês acham, gostaram mais dos lançamentos, ou dos produtos clássicos da marca?

postado originalmente em http://naandreo.blogspot.com



Postado por: Naetê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Love Triangle Blog © 2014